Recomendações sobre vitaminas, sais minerais e outros suplementos após a cirurgia bariátrica
- Dr. André Costa Pinho
- 7 de out. de 2025
- 1 min de leitura
A cirurgia bariátrica é uma ferramenta poderosa no tratamento da obesidade, mas implica mudanças significativas no organismo. Uma das mais importantes é a forma como o corpo absorve nutrientes. Por isso, a suplementação com vitaminas e minerais não é opcional: é essencial para manter a saúde após a cirurgia.
Multivitamínicos
Após a cirurgia bariátrica e metabólica, é necessária a toma de multivitamínicos. Existem várias opções disponíveis, mas deve aconselhar-se sobre quais as mais adequadas à cirurgia realizada, as doses e a duração da suplementação.
Suplementação específica
Se surgirem determinados sintomas ou alterações nas análises, pode ser necessário complementar o multivitamínico com suplementos específicos, por exemplo, de Ferro, vitamina B12, cálcio ou vitamina D.
Alimentação saudável e diversificada
É necessário seguir um plano alimentar saudável e diversificado que otimize a obtenção de nutrientes, vitaminas e sais minerais das fontes alimentares.
Monitorização
O acompanhamento adequado em consultas especializadas e a monitorização através de análises sanguíneas, são formas de prevenir, detetar precocemente e tratar eventuais deficiências nutricionais após cirurgia bariátrica e metabólica.
Outros suplementos
Por vezes os pacientes são abordados para a toma de outros suplementos, por exemplo creatina, zinco ou colagénio. Deve obter esclarecimentos médicos sobre a relação custo-benefício de tais suplementos no seu caso específico.
A cirurgia bariátrica não termina no bloco operatório: é o início de um processo que exige disciplina, acompanhamento e cuidados contínuos. O cumprimento rigoroso da suplementação é uma das chaves para o sucesso a longo prazo. Não suspenda a toma de vitaminas após a cirurgia bariátrica sem consultar um médico ou nutricionista.









Comentários