Qual é a melhor cirurgia: Sleeve ou Bypass Gástrico?
- Dr. André Costa Pinho
- 7 de mar. de 2023
- 2 min de leitura
As cirurgias bariátricas e metabólicas que mais se realizam em todo o mundo são o Sleeve Gástrico e o Bypass Gástrico em Y-Roux. Mas afinal qual é a melhor cirurgia?
Estas duas cirurgias partilham vários aspetos: têm objetivos semelhantes, são realizadas por laparoscopia através de pequenas incisões, o tempo de internamento e recuperação pós operatória são praticamente iguais, exigem dieta líquida exclusivas nas primeiras semanas após a cirurgia, e suplementos vitamínicos pelo menos nos primeiros meses após a cirurgia.
Mas tecnicamente são bastante diferentes:
O Sleeve Gástrico, ou gastrectomia vertical, provoca uma redução do estômago para cerca de 20% do seu volume inicial, transformando-o num tubo com 3 cm de diâmetro.
O Bypass Gástrico provoca uma redução para cerca de 10% do volume inicial do estômago transformando-o numa pequena bolsa com 8x4cm; o Bypass Gástrico também faz com que uma parte do intestino não participe na digestão e absorção dos alimentos, ou seja exige “ligações” (anastomoses) entre o estômago e o intestino para desviar os alimentos.
Existem ainda outras cirurgias bariátricas e metabólicas, como o SADIS, o Bypass Gástrico de Anastomose Única (“Mini Bypass”) ou o Nissen-Sleeve.
Só por si, nenhuma cirurgia é melhor ou pior do que a outra. Todas têm vantagens e desvantagens.
A escolha da melhor cirurgia tem de ser individualizada para cada pessoa: existem fatores provenientes da história clínica e dos exames complementares de diagnóstico que fazem prever maior ou menor sucesso de cada cirurgia ajustada aos objetivos de cada doente.
Esse é um dos motivos pelo qual é tão necessário os doentes serem avaliadas por uma equipa multidisciplinar experiente e realizar os exames protocolados.
Só assim se poderá decidir qual a melhor cirurgia para cada doente.
Comentários