Perda de peso após a cirurgia bariátrica – o que esperar?
- Dr. André Costa Pinho
- 23 de nov. de 2022
- 1 min de leitura
A perda de peso após qualquer tratamento da obesidade expressa-se em termos relativos ou percentuais face ao peso inicial de cada doente. Ou seja, não faz sentido comparar quilos perdidos entre diferentes pessoas: o que importa é a percentagem de peso perdido, e não o valor absoluto.
A perda de peso depende de vários fatores como o tipo de cirurgia efetuada, o cumprimento do plano alimentar, a prática de exercício físico, o peso inicial, as doenças associadas, a medicação crónica, a idade do doente, entre outros.
Existem ferramentas que permitem estimar a curva de perda de peso ao longo do tempo, adequada às principais variáveis de cada doente e apresentando os intervalos de variabilidade.

Em termos gerais, será expectável que 4-6 semanas após a cirurgia se observe uma perda de peso de cerca de 10% do peso inicial. Depois essa perda de peso passa para um ritmo mais lento de cerca de 2% do peso inicial, por mês.
A perda de peso não é linear, ou seja, existem semanas em que o peso se pode manter igual. O peso tende a estabilizar 12-18 meses após a cirurgia.
O objetivo final, após esse período, é atingir um peso próximo do peso ideal, ou seja, ter perdido 80-95% do excesso de peso.
É necessário que os doentes após cirurgia bariátrica estejam informados que o processo de perda de peso demora o seu tempo e que adequem as expetativas às suas particularidades, com a confiança que a maioria dos doentes atinge os objetivos propostos.
Comentários