O impacto do tabaco após Cirurgia Bariátrica: mais uns motivos para deixar de fumar!
- Dr. André Costa Pinho
- 19 de jun. de 2024
- 1 min de leitura
Após realizar cirurgia bariátrica, existem mais motivos para deixar de fumar:
Cicatrização: o tabaco prejudica a oxigenação e cicatrização dos tecidos. Isto significa que tanto as cicatrizes na pele, como a cicatrização do estômago/intestino, podem apresentar maior riscos de complicações.
Complicações pulmonares: o excesso de peso, o tabaco e a cirurgia laparoscópica concorrem simultaneamente para o aumento de risco de pneumonias, atelectasias (colapso pulmonar) e outras complicações respiratórias.
Risco cardiovascular: o tabaco aumenta a pressão arterial, causa danos aos vasos sanguíneos e aumenta a formação de coágulos, aumentando a probabilidade de problemas como doença cardíaca, acidente vascular cerebral (AVC) e tromboses. Esses riscos estão ainda mais aumentados em pacientes com excesso de peso.
Piores resultados de perda de peso: o tabaco possui substâncias que podem diminuir o metabolismo e aumentar a sensação de fome, o que pode levar ao aumento de peso à dificuldade em perder peso ou na adesão a uma dieta saudável. Os resultados de perda de peso após cirurgia bariátrica podem estar diminuídos nos doentes fumadores!
Após a cirurgia bariátrica, aproveite para fazer uma mudança de vida que englobe deixar de fumar. Adotar um estilo de vida saudável traz mais qualidade de vida e mais saúde!
Comments