Avaliação Pré-Operatória na Cirurgia Bariátrica: O Primeiro Passo para o Sucesso
- Dr. André Costa Pinho
- há 19 minutos
- 1 min de leitura
A decisão de avançar para uma cirurgia bariátrica representa um passo importante na jornada para uma vida mais saudável. No entanto, o sucesso deste processo começa muito antes do dia da operação — e é aà que entra a avaliação pré-operatória.
✅ Exames Pré-operatórios
Nesta fase, são requisitados vários exames essenciais: análises ao sangue e à urina, endoscopia digestiva alta, ecografia abdominal e eletrocardiograma. Consoante o perfil do paciente, poderão ser solicitados outros exames como espirometria, ecocardiograma, Raio X torácico ou trânsito contrastado esófago-gástrico.
✅ Consultas Pré-operatórias
Mas esta avaliação vai muito além dos exames. Envolve uma equipa alargada que pode incluir cirurgiões, endocrinologistas, nutricionistas, psicólogos, pneumologistas, anestesiologistas e cardiologistas. O objetivo é claro: maximizar a segurança e a eficácia da cirurgia, e preparar o paciente — fÃsica e emocionalmente — para as mudanças que se avizinham.
Do ponto de vista clÃnico, avaliam-se comorbilidades como diabetes, hipertensão ou apneia do sono. A nÃvel nutricional, trabalha-se na reeducação alimentar e preparação para o perÃodo pós-operatório. Já o acompanhamento psicológico ajuda a detetar distúrbios alimentares, ansiedade ou expectativas pouco realistas.
✅ Objetivos
Recomendada pela Direção-Geral da Saúde e por guidelines internacionais, esta avaliação não é uma mera formalidade. Está provado que pacientes bem preparados têm menos complicações e melhores resultados a longo prazo. Esta avaliação também permite diminuir os riscos de complicações pela otimização e individualização da técnica cirúrgica.
A cirurgia bariátrica pode transformar vidas — e tudo começa com uma preparação séria e
consciente por uma equipa médica experiente.