Riscos da Cirurgia Bariátrica e Metabólica
- Dr. André Costa Pinho
- 3 de jan. de 2023
- 1 min de leitura
As cirurgias bariátricas e metabólicas são cirurgias seguras. Os riscos durante e nos dias logo após a cirurgia são até inferiores às cirurgias de remoção do apêndice e da vesícula biliar (apendicectomia e colecistectomia). Ou seja, é tão seguro fazer uma cirurgia bariátrica como remover a vesícula!
Em termos globais, considera-se que as cirurgias bariátricas e metabólicas, quando realizadas por equipas experientes, apresentam os seguintes riscos:
5% complicações ligeiras, que apenas prolongam o tempo de internamento em 2-3 dias;
1% complicações graves, com necessidade de reoperação ou cuidados intensivos;
<0,1% mortalidade no primeiro mês pós-operatório (por qualquer causa);
Cada doente dependendo da sua idade, doenças associadas, medicação crónica, cirurgias prévias, entre outros fatores, apresenta um risco específico que deverá ser avaliado pelo seu cirurgião e anestesiologista. Existem ferramentas clínicas internacionais, tipo “calculadoras de risco”, que permitem uma estimativa de riscos ajustada às principais variáveis de cada doente.
A longo prazo existe também a possibilidade de deficiências nutricionais, como por exemplo deficiência de Ferro ou de vitamina B12. Essas eventuais deficiências têm habitualmente consequências clínicas ligeiras e são corrigidas através do reforço de suplementos vitamínicos (comprimidos). O acompanhamento pós-operatório pela equipa multidisciplinar é essencial para a deteção e correção dessas alterações.
Um dos objetivos da avaliação pré-operatória multidisciplinar (consultas de várias especialidades e exames complementares) é detetar e otimizar eventuais alterações que permitam realizar estas cirurgias na maior segurança possível.









Comentários