Queda de cabelo após a Cirurgia Bariátrica: o que fazer?
- Dr. André Costa Pinho
- 26 de abr. de 2023
- 1 min de leitura
Atualizado: 6 de jun. de 2023
O aumento da queda de cabelo é comum nos primeiros meses após a cirurgia bariátrica. É mais frequente nas mulheres jovens e pode afetar até 57% dos doentes após cirurgia. Geralmente inicia-se de forma abrupta, com grande queda de cabelo: isso pode ser assustador para os doentes, mas geralmente é uma situação transitória e auto-limitada.
Tal acontece devido a deficiências transitórias de determinados nutrientes e sais minerais, perda rápida de peso e stress fisiológico. Outras doenças associadas como hipotiroidismo ou doenças do fígado, ou medicamentos como hipocoagulantes, podem agravar este problema.
Esta situação não é permanente: por volta dos 12 a 18 meses após a cirurgia, com a estabilização do peso, o cabelo tende a regressar ao normal.
Existem algumas estratégias para minimizar a queda excessiva de cabelo:
cumprimento do plano alimentar prescrito, com ênfase na ingestão de proteínas;
toma diária dos suplementos multivitamínicos prescritos;
existem suplementos específicos para a queda de cabelo - no entanto existem estudos que referem que o excesso de determinados suplementos podem prejudicar este problema – procure orientação pela sua equipa multidisciplinar;
os produtos tópicos (shampoos, gotas capilares,…) têm resultados muito variáveis, pelo que não estão claramente indicados;
realização das análises pós-operatórias recomendadas para exclusão de défices nutricionais.
Em conclusão, embora a queda de cabelo após cirurgia bariátrica seja uma situação comum e assustadora, habitualmente resolve-se após alguns meses. Os doentes devem seguir as orientações fornecidas pela sua equipa multidisciplinar, o que enfatiza a necessidade de acompanhamento especializado após a realização das cirurgias bariátricas e metabólicas.
Comments