Que cicatrizes na pele resultam da cirurgia bariátrica?
- Dr. André Costa Pinho
- 17 de mar. de 2023
- 1 min de leitura
As cirurgias bariátricas e metabólicas são realizada por laparoscopia, isto é, por meios minimamente invasivos através de pequenas incisões na pele da parede abdominal.
Habitualmente através de 3 a 5 pequenas incisões de 1cm nos quadrantes superiores do abdómen, com recurso a tecnologia de imagem tridimensional 4K full-HD que magnifica a visão, e utilização de instrumentos especiais que se inserem através desses pequenos orifícios. Os avanços tecnológicos dotaram a cirurgia laparoscópica de instrumentos inovadores e eficazes que permitem concretizar as diferentes cirurgias bariátricas e metabólicas.
As cicatrizes estão de acordo com princípios de otimização estética, como por exemplo, respeitam as linhas de tensão da pele e são encerradas com justaposição e eversão dos bordos.
As pequenas cicatrizes que resultam da cirurgia bariátrica ficarão praticamente impercetíveis uns meses após a cirurgia, se existirem cuidados básicos de hidratação local e proteção adequada contra sol e outros agressores. Nos doentes que após a cirurgia bariátrica são submetidos a abdominoplastia as cicatrizes iniciais praticamente desaparecem.
A cirurgia bariátrica e metabólica por acesso único (“Single Port”) tem o potencial de disfarçar a cicatriz no umbigo. No entanto, essas cirurgias apresentam maior tempo operatório, custos significativamente superiores e risco aumentado de hérnias abdominais. Os resultados de perda de peso e melhoria das doenças associadas são semelhantes porque as alterações provocadas no tubo digestivo são iguais às cirurgias laparoscópicas “multi port”.
Comentarios