top of page
logo-header.png
  • Instagram
  • Facebook
  • Linkedin
  • Youtube
  • instagram (4)

O tabaco e a Cirurgia Bariátrica: mais uns motivos para deixar de fumar!

  • Dr. André Costa Pinho
  • 9 de ago. de 2023
  • 2 min de leitura

Após realizar cirurgia bariátrica, existem vários motivos (para além dos “habituais”) que devem motivar os doentes a deixarem de fumar:

  1. Cicatrização: o tabaco contém substâncias tóxicas que prejudicam a oxigenação e cicatrização dos tecidos. Isto significa que tantos as cicatrizes na pele, como a cicatrização do estômago/intestino, podem demorar mais tempo ou apresentar maior riscos de infeções e deiscências. Por esse motivo, por exemplo, grande parte dos cirurgiões recomendam o uso contínuo de protetores de estômagos em doentes bariátricos que fumam, enquanto que tal recomendação é temporária para aqueles que não fumam.

  2. Complicações pulmonares: como se sabe, fumar é especialmente prejudicial para os pulmões. A cirurgia bariátrica é realizada por laparoscopia (envolve a criação de pressão adicional do abdómen pela introdução de gás), e muitos doentes com excesso de peso já apresentam alterações respiratórias prévias à cirurgia. Quando a tudo isso se acrescentam os efeitos nefastos do tabaco, existe risco aumentado de pneumonias, atelectasias (colapso pulmonar) e outras complicações respiratórias.

  3. Risco cardiovascular: A cirurgia bariátrica é frequentemente realizada em pessoas com excesso de peso ou obesidade, que já têm um risco aumentado de problemas cardiovasculares. Fumar após a cirurgia aumenta ainda mais esse risco. O tabaco aumenta a pressão arterial, causa danos aos vasos sanguíneos e aumenta a formação de coágulos, aumentando a probabilidade de problemas como doença cardíaca, acidente vascular cerebral (AVC) e tromboses.

  4. Resultados de perda de peso: O tabaco possui substâncias que podem diminuir o metabolismo e aumentar a sensação de fome, o que pode levar ao aumento de peso ou à dificuldade em perder peso. Além disso, fumar pode interferir na adesão a uma dieta saudável, essencial para o sucesso a longo prazo após a cirurgia. Os resultados de perda de peso após cirurgia bariátrica podem estar diminuídos nos doentes fumadores!

Por todos estes motivos, que se adicionam a todos os outros, nomeadamente risco de vários cancros e doenças respiratórias graves, os pacientes submetidos a cirurgia bariátrica devem aproveitar esta oportunidade de mudança para adotarem um estilo de vida mais saudável, nomeadamente deixando de fumar. Para tal devem considerar recorrer a ajuda especializada de Psicólogos e Psiquiatras.


 
 
 

Comments


bottom of page