top of page
logo-header.png
  • Instagram
  • Facebook
  • Linkedin
  • Youtube
  • instagram (4)

O que é a Cirurgia Metabólica?

  • Dr. André Costa Pinho
  • 10 de nov. de 2022
  • 2 min de leitura

Em 1978, no livro “Cirurgia Metabólica”, Henry Buchwald e Richard Varco definiam “the operative manipulation of a normal organ or system to achieve a biological result for a potential health gain” (tradução livre – a cirurgia metabólica é a alteração cirúrgica de órgãos/sistemas normais para obter um resultado biológico que conduz a potencial melhoria de saúde).


Esta definição lançou as bases que foram evoluindo ao longo das décadas seguintes. No início do século XXI, com a constatação que as cirurgias bariátricas provocavam melhoria significativa dos diabetes, também por mecanismos independentes da perda de peso, tornou-se claro que a cirurgia bariátrica pode ter como objetivo principal não somente a perda de peso mas sim a prevenção, melhoria ou cura de doenças metabólicas como os diabetes, a dislipidemia ou o síndrome metabólico.


Assim, a cirurgia bariátrica e a cirurgia metabólica estão intimamente relacionadas. Aliás, os mesmo procedimentos cirúrgicos, como o Sleeve Gástrico ou o Bypass Gástrico em Y-Roux, podem ser denominados como cirurgia bariátrica quando o objetivo principal é a perda de peso, ou como cirurgia metabólica quando o objetivo principal é o tratamento de doenças metabólicas associadas.


Isto significa que estas cirurgias têm um impacto metabólico que ultrapassa os efeitos diretos da perda de peso. E por isso são tratamentos eficazes contra várias outras doenças, que podem estar mais ou menos relacionados com o excesso de peso. Isto significa também que as indicações para estas cirurgias (bariátricas/metabólicas) não dependem apenas do excesso de peso e da sua relação com a altura do doente (o famoso Índice de Massa Corporal, IMC) mas também com as doenças que o doente tem para além da obesidade. Ler também artigo


 
 
 

Comments


bottom of page