Medicamentos que podem fazer aumentar o peso
- Dr. André Costa Pinho
- 1 de jan.
- 1 min de leitura
O aumento de peso é um efeito colateral comum em alguns medicamentos, afetando muitos pacientes que, por questões de saúde, precisam de uma terapia prolongada. Conhecer quais medicamentos podem influenciar o peso é importante para adotar estratégias preventivas e minimizar esse impacto.
Existem vários mecanismos pelos quais alguns medicamentos podem levar a aumento de peso, desde o aumento do apetite por alterações de neurotransmissores a nível do sistema nervoso central, a interferência com hormonas que modificam o controlo do açúcar e reservas de gordura, a alteração do metabolismo hepático ou a retenção de líquidos.
De seguida, alguns exemplos de classes medicamentosas e respetivos princípios ativos que poderão estar associados a aumento de peso:
1. Corticosteróides
Exemplos: prednisolona, hidrocortisona, dexametasona
2. Antidepressivos
Exemplos: citalopram, mirtazipina, amitriptilina, fluoxetina
3. Antipsicóticos
Exemplos: olanzapina, clozapina, risperidona, clorpromazina
4. Anticoncepcionais Hormonais
Alguns métodos contraceptivos hormonais podem provocar retenção de líquidos e aumento de apetite, levando ao ganho de peso em certas mulheres, embora os efeitos variem conforme o tipo e a dosagem.
5. Insulina e alguns Medicamentos para Diabetes
Exemplos: insulina, glibenclamida, gliclazida, pioglitazona
6. Outros: antiretrovíricos, atenolol, valproato e carbamazepina
Como se pode ver, existem vários fármacos que poderão estar associados a aumento de peso. Poderá ser importante, antes ou depois da cirurgia bariátrica, ajustar ou substituir estes medicamentos para otimizar o peso. Consulte médicos especializados para poder efetuar essa otimização com supervisão e segurança.
Comments