Índice de Massa Corporal (IMC): o que é e como calcular?
- Dr. André Costa Pinho
- 16 de fev. de 2023
- 1 min de leitura
O Índice de Massa Corporal (IMC) é uma ferramenta clínica de rastreio que estabelece uma relação entre o peso e a altura de uma pessoa.
Como se compreende, pesar 90Kg pode significar um peso normal numa pessoa com 1,90m de altura, e também representar significativo excesso de peso (obesidade) para alguém com 1,55m.
O IMC resulta da fórmula [IMC = peso : (altura x altura)] e expressa-se em kg/m2.
Com base no resultado desta fórmula, podemos categorizar a população como tendo baixo peso (IMC < 18,5kg/m2), peso normal (IMC 18,5 a 25 kg/m2), excesso de peso (IMC 25 a 30kg/m2) e obesidade (IMC > 30kg/m2). A obesidade é ainda subdividida em classes baseado em patamares crescentes de IMC.
Existem vários estudos que relacionam o IMC com a quantidade de gordura corporal, com o aparecimento de doenças como diabetes e hipertensão, e até mesmo com a sobrevida global.
A interpretação do IMC de um indivíduo deve ter em consideração vários fatores porque este índice apresenta reconhecidas limitações e pode não ser preciso. Ou seja, o IMC, só por si, não faz nenhum diagnóstico nem estabelece nenhum tratamento: permite apenas uma avaliação superficial, que tem de ser complementada por outros dados.
A sua simplicidade, universalidade e reprodutibilidade tornam o IMC um excelente auxiliar na avaliação dos doentes com excesso de peso / obesidade, mas como qualquer ferramenta clínica, deve ser utilizado por profissionais de saúde experientes, que saibam interpretar e orientar os doentes com base nos resultados obtidos.
Comments