top of page
logo-header.png
  • Instagram
  • Facebook
  • Linkedin
  • Youtube
  • instagram (4)
Buscar

Gravidez e cirurgia bariátrica

  • Dr. André Costa Pinho
  • 11 de abr. de 2023
  • 2 min de leitura

A gravidez é um acontecimento especial que coloca vários desafios fisiológicos à mulher.

A obesidade na mulher grávida é um fator de risco para diabetes gestacional, patologia hipertensiva, macrossomia fetal, entre outros.

Também está demonstrado que a obesidade diminui a fertilidade (dificuldade em engravidar) e que os tratamentos para a infertilidade são menos eficazes nesse contexto.

Portanto, está recomendado que todas as mulheres obesas que pretendam engravidar devem tentar otimizar o seu peso, com recurso a planos alimentares e exercício físico. Quando os resultados não são satisfatórios, a cirurgia bariátrica e metabólica poderá estar indicada antes da gravidez.

Para as mulheres submetidas a cirurgia bariátrica ou metabólica, é consensual que a gravidez seja evitada no período de maior perda de peso, ou seja, até 12 a 18 meses após a cirurgia.

Note-se que a perda significativa de peso após cirurgia bariátrica conduz a otimização dos ciclos ovulatórios e aumento da fertilidade, o que associado a uma menor absorção dos contracetivos orais (“pílula”) pode conduzir a uma gravidez não planeada. As mulheres em idade fértil submetidas a cirurgias bariátrica, devem ser aconselhadas a utilizar métodos contracetivos não orais como por exemplo, o preservativo, anel vaginal ou o dispositivo intra-uterino.

Idealmente a gravidez após cirurgia bariátrica ou metabólica deve ser planeada em consultas pré-concecionais, para exclusão de défices nutricionais e de outras complicações tardias da cirurgia bariátrica, otimização do plano alimentar e suplementação específica. O plano de vigilância pré-natal deve ser ajustado e a mulher deverá ser informada de todas as particularidades inerentes à gravidez após cirurgia bariátrica.

Com planeamento e acompanhamento, a perda de peso após cirurgia bariátrica contribui para uma gravidez com menos riscos para a mulher e para o feto.

É de salientar que após o parto, se prevê a manutenção dos benefícios da cirurgia bariátrica a nível de perda de peso, melhoria das doenças associadas e otimização da qualidade de vida.


 
 
 

Comments


bottom of page