top of page
logo-header.png
  • Instagram
  • Facebook
  • Linkedin
  • Youtube
  • instagram (4)
Buscar

Cirurgia Bariátrica e Metabólica por acesso único (“Single Port”): prós e contras

  • Dr. André Costa Pinho
  • 29 de mar. de 2023
  • 1 min de leitura

A cirurgia bariátrica ou metabólica por acesso único, também denominada por porta única, foi recentemente mediatizada nas redes sociais.


As cirurgias laparoscópicas podem realizar-se por 3-5 incisões de 1 cm (“multi port”) ou por uma única incisão de 3cm (“single port”). A diferença é apenas o número e tamanho das incisões, porque as alterações ao tubo digestivo são exatamente iguais, assim como os resultados da perda de peso, melhoria das doenças associadas, e recuperação pós-operatória.


As cirurgias laparoscópicas por porta única (“single port”) foram introduzidas há mais de 15 anos. São habitualmente realizadas através do umbigo o que permite esconder a cicatriz, podendo ter um resultado estético superior.


O preço global das cirurgias de acesso único ou porta única é bastante superior porque há necessidade de material específico e maior tempo operatório. É também de referir que o acesso único limita a possibilidade de realizar cirurgias bariátricas mais complexas, pelo que esta via de abordagem está praticamente restrita às gastrectomias verticais (“Sleeve”).


Existem estudos que referem que o risco de hérnias incisionais abdominais é superior nesta técnica porque a incisão única é maior do que na laparoscopia “multi port”.


Por esses motivos, as cirurgias bariátricas de acesso único não encontraram aceitação universal na comunidade cirúrgica e representam uma percentagem mínima de todas as cirurgias realizadas: as vantagens estéticas são relativizadas pelo maior risco de hérnias, o prolongamento do tempo operatório e os custos elevados.


Não se realizam cirurgias bariátricas ou metabólicas por porta única no Sistema Nacional de Saúde, e os principais subsistemas de saúde (ex: ADSE) não comparticipam os custos acrescidos desses procedimentos.


 
 
 

Kommentare


bottom of page