Até quando tomar as vitaminas após a Cirurgia Bariátrica?
- Dr. André Costa Pinho
- 15 de ago. de 2024
- 2 min de leitura
A cirurgia bariátrica e metabólica provoca alterações no sistema digestivo que resultam em perda de peso eficaz e sustentada. Essas alterações também podem diminuir a absorção de nutrientes, vitaminas e sais minerais, pelo que a suplementação se torna uma componente importante no pós-operatório. Mas até quando é necessário manter esta suplementação?
A Necessidade de Suplementação
Após a cirurgia bariátrica, a capacidade de absorção intestinal dos nutrientes, vitaminas e sais minerais, poderá estar diminuída. Isso pode aumentar o risco de deficiências nutricionais, que, se não forem tratadas, levam a complicações como anemia, osteoporose e alterações neurológicas. A suplementação vitamínica é recomendada para garantir que os pacientes disponham das vitaminas e sais minerais necessários, e para prevenção das referidas deficiências.
Suplementação a Longo Prazo
A necessidade de suplementação de vitaminas e sais minerais após a cirurgia bariátrica pode estar indicada durante vários meses ou anos. Esta suplementação é especialmente importante nos primeiros meses após a cirurgia, e após as cirurgias mais hipoabsortivas como o bypass gástrico e o SADIS. Nestes casos, a necessidade de suplementação poderá ser vitalícia.
Reavaliações Regulares
As doses e tipos de suplementos podem variar ao longo do tempo, mas em regra implicam a toma de multivitamínico, um ou dois comprimidos por dia. O acompanhamento multidisciplinar após a cirurgia é fundamental: está preconizada a realização de análises periódicas, pelo menos uma vez por ano, para monitorizar e ajustar as doses de suplementos conforme as necessidades individuais.
Educação e Consciencialização
Os pacientes devem estar informados sobre a importância da suplementação e sobre os sinais de possíveis deficiências. Devem também entender que todas as cirurgias bariátricas implicam a toma de suplementos vitamínicos, pelo menos nos primeiros meses após a cirurgia, e que a duração e tipo de suplementação irá depender de reavaliações clínicas e analíticas. Devem procurar aconselhamento médico sobre alterações às vitaminas prescritas, evitando a suspensão ou alteração por iniciativa própria.
Conclusão
A suplementação vitamínica após a cirurgia bariátrica é uma medida necessária para a otimização do estado geral do paciente. A adesão às recomendações médicas e a realização de reavaliações regulares são essenciais para garantir mais saúde e para prevenir complicações nutricionais.
Comentários