A importância do sono para o controlo do peso
- Dr. André Costa Pinho
- 5 de jul. de 2023
- 1 min de leitura
O sono desempenha um papel importante na regulação do peso corporal. Existem vários mecanismos pelos quais o sono influencia o peso que incluem:
Regulação do apetite: O sono adequado ajuda a regular a leptina e a grelina, hormonas que suprimem e estimulam o apetite, respetivamente. A falta de sono pode levar a níveis reduzidos de leptina e aumento da grelina, resultando em maior sensação de fome e aumento do consumo de alimentos.
Equilíbrio energético: As pessoas privadas de sono têm maior probabilidade de consumir mais calorias, muitas vezes recorrendo a alimentos ricos em gordura e açúcar para obter energia rápida e conforto psicológico e emocional. Além disso, a falta de sono reduz a motivação para a prática de atividade física, o que pode levar a um menor gasto energético.
Metabolismo: A privação de sono aumenta os níveis de cortisol endógeno, o que afeta negativamente o metabolismo, diminuindo a capacidade do corpo de processar adequadamente os hidratos de carbono e regular o açúcar no sangue. Isso pode levar a maior resistência à insulina e ganho de peso.
Comportamentos alimentares: O sono insuficiente está associado a uma maior probabilidade de fazer escolhas alimentares pouco saudáveis e comer em excesso. A privação de sono pode levar a um aumento do desejo por alimentos ricos em calorias, especialmente alimentos processados, doces e lanches pouco saudáveis.
Como se percebe, a relação entre o sono e a regulação do peso é complexa, envolvendo mecanismos hormonais e comportamentais. Como regra, aconselha-se que a maioria dos adultos devem dormir entre 7-9 horas por noite.
Ter um sono adequado e de qualidade é importante para promover um peso saudável!
Comments