top of page
logo-header.png
  • Instagram
  • Facebook
  • Linkedin
  • Youtube
  • instagram (4)

4 Mitos sobre reganho de peso após cirurgia bariátrica

  • Dr. André Costa Pinho
  • 9 de dez. de 2022
  • 1 min de leitura

A cirurgia bariátrica promove perda de peso significativa até aos 12-18 meses após a cirurgia. Depois de atingirem um peso mínimo é habitual ocorrer um pequeno aumento de peso (3-4%) que depois tende a estabilizar por volta dos 2 anos após a cirurgia.


Importa salientar que estes dados são meramente indicativos e que cada pessoa reage de forma diferente à cirurgia bariátrica.


O reganho de peso significativo não está perfeitamente definido, mas poderá ser considerado como um aumento de peso superior a 10% do peso inicial, em comparação ao peso mínimo alcançado após a cirurgia. O reganho de peso deve ser distinguido da perda insuficiente de peso: neste último caso, o peso mínimo do doente após a cirurgia bariátrica não alcançou determinados objetivos.


A longo prazo, o reganho de peso significativo ou a perda de peso insuficiente podem afetar até um quarto dos doentes submetidos a cirurgia bariátrica. As causas para estas situações são múltiplas e existem estratégias que podem ser adotadas para minimizar esses riscos e potenciar os resultados da cirurgia.


Existem tratamentos para o reganho de peso e para a perda insuficiente de peso após cirurgia bariátrica – se for o seu caso, procure ajuda especializada. Compreenda que a obesidade é uma doença crónica que pode necessitar de vários tratamentos complementares.


Mito: a evolução do peso após a cirurgia é linear e igual para todos os doentes

Verdade: cada pessoa reage de forma diferente à cirurgia bariátrica e metabólica

Mito: o peso nunca aumenta após estas cirurgias

Verdade: dois anos após a cirurgia, é frequente o peso estabilizar um pouco acima do peso mínimo alcançado após a cirurgia

Mito: passados uns anos, todos os doentes voltam ao peso anterior à cirurgia

Verdade: o risco de reganho de peso significativo a longo prazo é baixo, e quando acontece é raro regressar ao peso inicial antes da cirurgia

Mito: os doentes que reganham peso não têm mais tratamentos disponíveis

Verdade: existem vários tratamentos para o eventual reganho de peso


 
 
 

Comentários


bottom of page